História da Coxinha

Conheça a história da coxinha, o salgado mais querido do Brasil

coxinha
Nós amamos coxinha!

Em longínquos tempos a coxinha de frango era apenas aquele salgado composto por massa, frango moído e, às vezes, um toque cremoso de queijo catupiry.

A receita de coxinha foi aprimorada com o passar dos anos, extrapolando o contexto culinário e virando até gíria política!

A popularidade, preferência e quase devoção dos brasileiros pelo lanche só cresce a cada dia. Você consegue adivinhar o porquê?


 

Versatilidade de temperos e sabores

Afinal, o que torna a coxinha tão popular?

Keep Calm - Eu amo coxinhaComo uma coxinha de frango simples consegue agradar os paladares mais diferentes?

Uma das apostas para responder a essa pergunta está na versatilidade de temperos e sabores possíveis para preparar a massa de coxinha e, é claro, também o seu recheio!

A diversidade de massa e seus recheios são o toque especial na hora de fazer coxinha de frango.

A massa de coxinha é a primeira parte visível do salgado, devendo estar crocante e corada. Como fazer massa de coxinha de frango não é nenhum mistério e isso você aprenderá rapidamente aqui mesmo em nosso site!

O recheio da coxinha é o que a torna diferenciada em relação às demais receitas de coxinha de frango tradicionais. Duvida? Muito além do recheio de frango, é possível aprender como fazer coxinha de queijo, coxinha cremosa, coxinha de frango com bacon, coxinha de carne-seca, coxinha de alho-poró, coxinha de pizza e por aí vaí!

Huuum! Ai, ai… pausa para se recompor de tanta gostosura junta! Nós te amamos, coxinha! <3

Além das diversas receitas de coxinha salgadas, de algum tempo para cá também já é possível encontrar deliciosas coxinhas doces, como a coxinha de brigadeiro e morango, de uva e tantas outras saborosas surpresas que podem até servir como sobremesa depois de uma coxinha de frango tradicional! Por que não?


 

História da CoxinhaA história da coxinha

A coxinha de frango é um salgado originalmente nacional, idealizado e feito aqui em terras tupiniquins!

A versão mais tradicional da história da coxinha – a clássica receita de coxinha de frango – tem suas origens ainda no século XIX, na região da Grande São Paulo – SP. Coincidência ou não, a gíria política ‘coxinha’ também guarda forte relação de sua origem com o mesmo Estado.

Segundo nos contam os historiadores da culinária brasileira, a coxinha surgiu como uma alternativa mais econômica para as coxas de frango, as quais eram vendidas nas portas das fábricas paulistanas. E não demorou para que todos quisessem aprender como fazer coxinha!

Nesse tempo de industrialização de São Paulo, a coxinha caiu como uma luva para a economia dos operários e logo entrou como lanche fixo no cardápio de diversos botecos e bares espalhados pelo país, chegando ao Rio de Janeiro e Paraná com a fama de ter uma massa crocante, recheio suculento de frango e um sabor que conquista na primeira mordida!

Agora que você já descobriu um pouco mais sobre a história da coxinha aproveite para conferir as receitas!

Fonte 1, 2